.:Matheus com H│Blog: Como me dar bem com o professor?

21 fevereiro 2012

Como me dar bem com o professor?

Todos nós sabemos que existem professores chatos, há quem ache todos os professores chatos, não é o meu caso. Mas uma coisa que todos deveriam saber e não sabem é que o mundo é movido através de respeito. Você pode não gostar mas há de respeitar.

O princípio básico para ter uma relação excelente com professor é gostar dele. É a mais pura verdade. Qual é melhor: estar com uma pessoa se sentindo obrigado ou estar com uma pessoa que você gosta e sentindo que está lá por que quer? Creio que vocês prefiram a segunda opção. 

As dicas que darei aqui giram em torno do respeito.

Eu sei que TODOS nós ODIAMOS receber xingamentos, seja de quem for, pai, irmão, vó, professor; mas temos que entender uma coisa: se alguém nos xingou é por que fizemos algo errado e essa pessoa quer que tenhamos um caráter forte e sejamos uma pessoa de bem, é o caso do professor. 

Então, nas aulas evite ficar conversando durante a explicação da matéria, qualquer professor pira. É o "ó" para o professor quando ele acaba de explicar que 2+2=4 aí vem um "Zé Mané" que estava conversando na hora da explicação e durante o exercício pergunta: "Professor, quanto é 2+2? É um exemplo bem tosco, mas acontece mais ou menos assim.


Jamais tente fazer o professor de otário, trouxa ou coisa do tipo. O professor pode parecer o maior pascoal* mas ele não é há algumas exceções  mas é melhor prevenir do que remediar. Eu tive um colega que não fez o dever de matemática e no outro dia tentou enganar a professora mostrando um outro exercício, resultado no final do ano: BOMBA ele repetiu a série.

Existem professores legais, que deixam a gente conversar cinco minutos antes da aula acabar, nos levam à informática, às vezes dão aula livre, conversam usando gírias e muito mais. Mas uma coisa que temos que entender é que o professor também tem regras a cumprir. Então não vá achando que só por que professor é legal e tals que você vai poder dizer: "Vamo quebrar tudooo!". Nem sonhando! O professor vai perder a confiança em você, vai mudar o comportamento e resultado: "Nossa, o fêssor era tão legal no começo do ano agora ela tá mó chato! Será por quê?" Então não abuse.

Não seja um "songa-monga" com os estudos, o dever do professor dentro da sala de aula é fazer o aluno entender o que está estudando e fazer-lhe um Bill Gates da vida. Não adianta nada um professor formado na melhor faculdade do estado para um aluno desmazelado com estudos

O professor formou, tem o diploma, tudo certinho e tudo OK, mas ele ainda é humano. Traduzindo, ele pode errar como qualquer um, ou seja, nada de jogar na cara dele que ele errou, pois ele pode jogar na sua cara que você não tira 10 em todas as provas, que você erra muitas questões do para casa, etc. Creio eu que ele não fará isso por causa da ética, mas pode acontecer. Faça sua parte!

Agora as dicas que darei agora são para, de algum modo, gostar do professor.

1- Desde o primeiro dia, tente gostar do professor, entenda ele, o conheça.
2- Crie laços, seja amigo. Mas é preciso um equilíbrio.
3- Se você não se sente bem, converse um pouco com ele, mas cuidado pra não atrapalhar muito a aula.
4- Se ele te xingar, veja isso como uma forma de tentar melhorar a si mesmo.
5- Ele gosta de você, não há razão pra você não gostar dele. 
6- Os professores não são iguais, entenda as razões de cada um deles.
7- Não tenha medo do professor, mas respeite-o.
8- Se ele fez alguma coisa que não agradou, diga-o, fazer cara feia não vai resolver.
9- Peça desculpas se achar que fez errado, pode ajudar MUITO.
10- Esteja sempre com ♥ no ♥! rs


Então, gostaram das dicas? Espero que sim. Abraços e até mais!

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Matheus! Genial seu post. Muito bom mesmo! Acho que o usarei em sala, qualquer dia desses. beijo da Mel

Matheus Marlley disse...

:D, use mesmo, eu achei ele muito útil. beijos SHOW!!!